26/07/2008 - PALESTRA "PIPA, LINHA SEM CEROL"

ENTREVISTA REDE GLOBO





ALGUNS MODELOS DE PIPAS








Soltar pipas se tornou uma diversão garantida para as crianças, em temporadas de férias. Porém, a competição estimulada pela brincadeira pode ter um fim trágico. O uso inapropriado do cerol, substância composta por vidro moído e cola de madeira, pode causar cortes profundos e até levar à morte.


Os riscos, segundo o Corpo
de Bombeiros, vão desde os cortes superficiais e profundos, que podem levar à morte, até as lesões internas, com possibilidade de hemorragia, provocadas pelo vidro moído inalado pela narina ou pela boca, durante o preparo da substância. O risco existe porque as crianças peneiram o material para deixá-lo mais fino e melhorar a fixação.

Os pais podem ser responsabilizados se as crianças insistirem em usar a substância proibida, de acordo com a Lei nº 3.373, de 2004, que proíbe o uso do cerol no DF. Com base no Código Penal, quem coloca em risco a vida de outras pessoas pode ser penalizado.

Os pais que forem condenados terão de pagar uma multa que pode variar de três a 20 salários de referência, ou até ser preso. No caso de lesão corporal, a pena prevê a detenção de três meses a um ano. Se o acidente levar a vítima à morte, o crime é qualificado como homicídio, com pena de seis a 20 anos de reclusão. Há dez anos, a população do DF ficou surpresa ao saber que o uso do cerol pode ter levado à morte um sargento e dois soldados da PM, na Candangolândia. As vítimas caíram de uma altura de 50 metros, enquanto estavam sendo sustentados por uma corda de rappel para fazer a decida de um helicóptero. Com o impacto, os três morreram na hora, caindo sobre as casas do Setor de Oficinas. Há suspeitas de que teriam sido causadas por um objeto cortante, similar ao cerol. O inquérito não chegou a ser concluído.

MODELO DE CARRETILHAS CHILENAS








ALGUNS ACIDENTES DE LINHA COM CEROL








ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO CONSELHO PARA TV



APÓS A PALESTRA UM LANCHE OFERECIDO AOS CONVIDADOS











FOTOS DOS PARTICIPANTES








CONSEG SOBRADINHO II, esse Conselho é nosso: “DIRETO E JUSTO”

.